Benvindo ao nosso blogue

Este blogue é de todos nós ....alunos, professores, encarregados de educação, ... comunidade educativa das EB1/ JI de Vila d' Este ... Comente, deixe sugestões ....São elas que dão vida ao blogue.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Ana Saldanha na "EB1/JI de Vilad'Este"

No âmbito das actividades de promoção e incentivo à leitura decorreu  hoje, 11 de Março, na Biblioteca da "EB1/JI de Vila d'Este", um encontro da escritora Ana Saldanha com os alunos que frequentam o 4.º ano de escolaridade nesta escola.

Recebida com uma singela mensagem de boas-vindas lida por uma aluna, disponibilizou-se para responder a questões dos alunos, os quais não se fizeram rogados e, olhos presos na autora, dedos no ar, avançaram, de imediato, com um rol de curiosidades que foram sendo satisfeitas:
"Quando escreveu a sua primeira obra?" ,  "Qual foi a obra que mais prazer lhe deu escrever?",  "Como é "escrever"?" ,  "Onde vai buscar a inspiração para os livros?" foram algumas das dicas para a conversa que se foi desenrolando num ambiente de saudável à-vontade e simpatia.

Excertos de duas das obras da autora, lidos por ela própria, deram o mote para o lançamento de desafios, a participação entusiástica da assembleia com respostas mais ou menos acertadas, e o desenvolvimento de diálogos interessantes, nos quais a curiosidade, a excitação e o interesse dos alunos estiveram patentes.

No final da sessão, ficou o desejo de que momentos destes fossem repetidos na escola.
E este desejo não foi apenas dos professores que sabem, pela sua experiência profissional, que estas actividades incentivam à valorização da leitura pelos mais jovens ...
Foi, também, dos alunos que, ao contactar com alguém que protagoniza um importante papel no mundo fantástico dos livros e das histórias, viram desperta a curiosidade em torno do acto de escrever, e gostariam de ter outras oportunidades para conhecer mais pomenores.

DESAFIO:

Clica em "Comentários" e responde às seguintes questões: (Vê se consegues ser dos primeiros a responder)

1- Quais são os títulos dos 2 livros de que a autora Ana Saldanha leu excertos?

2- Sabes se há livros da autora na Biblioteca da tua escola? Se SIM, indica os títulos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Interage no blogue- lê e responde aos desafios, escreve sobre o que lês, dá opiniões sobre o que é publicado, dá sugestões...
Ao ler e ao escrever, estás a aprender.