Benvindo ao nosso blogue

Este blogue é de todos nós ....alunos, professores, encarregados de educação, ... comunidade educativa das EB1/ JI de Vila d' Este ... Comente, deixe sugestões ....São elas que dão vida ao blogue.

domingo, 3 de abril de 2011

SEMANA DA LEITURA 2011- uma semana "em grande"

Ler com Artes- S. Lourenço
De 21 a 25 de Março decorreu, nas EB1/ JIs, à semelhança do que se passou em todo o Agrupamento, a "Semana da Leitura", subordinada ao tema "LEITURA, ÁRVORES E FLORESTAS".
As actividades foram muitas, variadas, interessantes e amplamente participadas pelos alunos, professores e funcionários das Escolas de Vila d'Este, S. Lourenço e Balteiro.
Árvore da Leitura-Vila d'Este
A "Maratona da Leitura"  proporcionou a oportunidade de apresentar textos sobre o tema da Semana, em formatos e suportes extremamente diversificados.
Os alunos dos 4 anos de escolaridade e os alunos do Pré-Escolar, previamente preparados pelos seus professores e educadoras, leram em voz alta em português, espanhol, inglês e, até, em paquistanês ....! Leram imagens, declamaram, cantaram, dançaram leituras, fizeram teatro, e, ... até apresentaram textos em imagens sequenciais, como se de cinema se tratasse.
Árvore da Leitura- Balteiro
O conto "A salvação da velha macieira", com a mensagem de que a preservação da Natureza não é impeditiva da implementação de novos inventos e novas tecnologias, completou a bem sucedida Maratona.

Os "castings" para a escolha dos alunos representantes das escolas no Sarau "Leituras ao Luar" realizado no Auditório da EB2,3  e os ensaios dos escolhidos, constituíram momentos "altos" de nervosismo e excitação para todos os que neles estiveram envolvidos.
Árvore da Leitura -S. Lourenço

A construção de uma "Árvore da Leitura" por turma, com folhas em que cada aluno escreveu o título do livro de que mais gostou e, em alguns casos, juntou algo alusivo ao mesmo, resultou ,decorrente da criatividade, imaginação e empenho de professores e alunos, numa verdadeira explosão de trabalhos artísticos,mistura rica de ideias muito diversificadas que podem ser apreciados nas diversas escolas.
Árvore da Leitura - Vila d'Este

A mesma diversidade e riqueza de imaginação estiveram patentes nos azulejos pintados nas várias turmas no âmbito da actividade "Ler com Artes", expostos nas paredes das escolas
Ler com Artes - Balteiro


E não podia haver melhor forma de encerramento. Esta actividade, com tudo o que de simbólico encerra relativamente ao acto de "Ler" e "Aprender", teve resultados práticos muito positivos: alunos que nem têm por hábito ler iniciaram a leitura de livros que, de seguida, pediram para continuar a ler porque tinham ficado curiosos...E nós, educadores, ficamos contentes, porque vemos que o nosso objectivo de incentivar à leitura, a pouco e pouco, se vai cumprindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Interage no blogue- lê e responde aos desafios, escreve sobre o que lês, dá opiniões sobre o que é publicado, dá sugestões...
Ao ler e ao escrever, estás a aprender.