Benvindo ao nosso blogue

Este blogue é de todos nós ....alunos, professores, encarregados de educação, ... comunidade educativa das EB1/ JI de Vila d' Este ... Comente, deixe sugestões ....São elas que dão vida ao blogue.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

"Janeiras" na EB1/JI de Vila d'Este

Vamos cantar as Janeiras
     No dia 6 de Janeiro festeja-se a chegada dos Reis Magos junto do Menino Jesus. Há muitos anos atrás, eles levavam ofertas para o Menino. O Rei Belchior ofereceu mirra, que é uma erva proveniente de uma árvore do mesmo nome e simboliza o sofrimento; o Rei Gaspar incenso, como representação da fé e o Rei Baltazar ofereceu ouro para simbolizar a realeza.
       Hoje em dia, mantém-se viva em Portugal, a tradição de Cantar as Janeiras ou os Reis, como forma de simbolizar o encerramento de uma quadra festiva e dar as boas-vindas a um novo ano. Há grupos que se juntam durante a noite e vão pelas ruas das suas localidades entoando cânticos e desejando um bom ano às pessoas das suas terras. Em troca, as pessoas fazem ofertas.
       Uns dias antes de cantarmos as Janeiras, ensaiámos uma canção com a D. Emília, chamada “Boas Festas”. Também construímos coroas com os seguintes materiais: cartolina, cola de brilhantes, tesoura, marcadores, lápis de cor e de cera. 
       Como no dia 6 de Janeiro chovia, não fomos cantar as Janeiras nesse dia. Assim, só no dia 14 de Janeiro é que o tempo permitiu que fossemos para a rua. Saímos da escola com as coroas e alguns instrumentos musicais, tais como: maracas, triângulos, pau de chuva e pandeiretas. Fomos todos em fila a cantar as “Boas Festas”. Sempre que nos aproximávamos de alguém ou de algumas lojas cantávamos para que as pessoas nos oferecessem alguma coisa. Cantamos nos super-mercados Dia e Froiz, em cafés, padarias, loja de animais, florista, talho, farmácia, cabeleireiras, pronto-a-vestir, no infantário, etc. Com a nossa cantoria juntamos algum dinheiro e lambarices.
       Gostamos muito deste dia!

autores: Os alunos da turma T9 (4.º ano de escolaridade)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Interage no blogue- lê e responde aos desafios, escreve sobre o que lês, dá opiniões sobre o que é publicado, dá sugestões...
Ao ler e ao escrever, estás a aprender.