Benvindo ao nosso blogue

Este blogue é de todos nós ....alunos, professores, encarregados de educação, ... comunidade educativa das EB1/ JI de Vila d' Este ... Comente, deixe sugestões ....São elas que dão vida ao blogue.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Contos de Natal pela equipa das bibliotecas

Natal é época de magia ... É tempo  de dar, de receber, de paz, de família, e ..., também...., de sonhar.

Contos na Biblioteca de Vila d'Este
O imaginário das crianças das 3 EB1/JI(s)  do nosso Agrupamento foi estimulado, nas últimas semanas do período lectivo, pelas histórias contadas pela equipa das bibliotecas.

Contos na Biblioteca de S. Lourenço
O Pai Natal, as renas, os trenós, a neve, as fadas, os duendes, ...e, claro, as prendas, de que falavam os contos, proporcionaram, aos pequenos ouvintes, momentos verdadeiramente mágicos, visíveis no ar de deslumbramento, nas caras extasiadas e no brilho dos olhos.

E... não se tratou apenas de fantasia...
Quando, terminada a história, se acendiam as luzes, e se voltava ao mundo real, ao (re) conto das histórias, à interpretação de palavras e frases, ao apelo e ao teste à memória, os resultados eram animadores,  convidando quem algum do seu tempo dedicou a esta actividade a continuar ... a realizar actividades que incentivem as crianças a ler...,nem que seja para sonhar!



DESAFIOS
E cá estamos a continuar .... 
A propósito das histórias de Natal,  convidamos-te a ler, nas mensagens abaixo, a que te foi contada e desafiamos-te a realizar uma das seguintes tarefas:

1- Escrever um pequeno comentário sobre esta actividade (a turma T9 já o fez, embora o tenha incluído na mensagem sobre a Feira do Livro)

2- Escrever um texto curto, partindo da história, mas reescrevendo-a"à tua maneira",apenas com os assuntos que mais te "tocaram";
(entrega, de seguida, o trabalho na Biblioteca da tua escola, para ser publicado no blogue  e, eventualmente, na "Terra do Nunca"  do Jornal de Notícias)




1 comentário:

Interage no blogue- lê e responde aos desafios, escreve sobre o que lês, dá opiniões sobre o que é publicado, dá sugestões...
Ao ler e ao escrever, estás a aprender.